IDENTIDADES DE RAÇA, GÊNERO E DE SEXUALIDADE NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Autores

  • Rosana Aparecida Ribeiro de Sene Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo trará reflexões sobre o ensino/aprendizagem da Língua Inglesa como instrumento de questionamento das práticas sociais, com abordagens as identidades de raça, gênero e sexualidade. Objetivando analisar como as/os estudantes podem aprender a Língua Inglesa, e ao mesmo tempo (des)construir as identidades de raça, gênero e de sexualidade, considerando as seguintes perguntas de pesquisa: como a Língua Inglesa pode ser utilizada como instrumento de questionamento para as práticas sociais? E, que tipo de atividades podem ser inseridas, nas aulas de Língua Inglesa, que possam oportunizar a (des)construção das identidades de raça, gênero e de sexualidade? Para isso, utilizo o referencial teórico de Ferreira (2015), Louro (2013), Butler, (2010), Melo (2015), Moita Lopes (2003). Abordando a metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica desenvolvida no ano de 2017. Onde a geração de dados ocorreu através de entrevistas de grupo focal, em um Colégio Estadual do Paraná, através da utilização dos vídeos: “Vista minha Pele”, “Acorda Raimundo” e “Novamente Homofobia na Escola”. Os resultados revelam que as identidades de raça, de gênero e de sexualidade são alvos de racismo, preconceito, machismo e homofobia na sala de aula, vindo a colaborar para o fracasso escolar. Assim, as conclusões apontam para a necessidade de inclusão de tais identidades, no currículo escolar, principalmente no processo de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa.

Palavras Chaves: Identidades de raça; Identidades de gênero; Identidades de sexualidade; Língua Inglesa;vv

Este artigo trará reflexões sobre o ensino/aprendizagem da Língua Inglesa como instrumento de questionamento das práticas sociais, com abordagens as identidades de raça, gênero e sexualidade. Objetivando analisar como as/os estudantes podem aprender a Língua Inglesa, e ao mesmo tempo (des)construir as identidades de raça, gênero e de sexualidade, considerando as seguintes perguntas de pesquisa: como a Língua Inglesa pode ser utilizada como instrumento de questionamento para as práticas sociais? E, que tipo de atividades podem ser inseridas, nas aulas de Língua Inglesa, que possam oportunizar a (des)construção das identidades de raça, gênero e de sexualidade? Para isso, utilizo o referencial teórico de Ferreira (2015), Louro (2013), Butler, (2010), Melo (2015), Moita Lopes (2003). Abordando a metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica desenvolvida no ano de 2017. Onde a geração de dados ocorreu através de entrevistas de grupo focal, em um Colégio Estadual do Paraná, através da utilização dos vídeos: “Vista minha Pele”, “Acorda Raimundo” e “Novamente Homofobia na Escola”. Os resultados revelam que as identidades de raça, de gênero e de sexualidade são alvos de racismo, preconceito, machismo e homofobia na sala de aula, vindo a colaborar para o fracasso escolar. Assim, as conclusões apontam para a necessidade de inclusão de tais identidades, no currículo escolar, principalmente no processo de ensino/aprendizagem de Língua Inglesa.

Palavras Chaves: Identidades de raça; Identidades de gênero; Identidades de sexualidade; Língua Inglesa;

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Publicado

2020-04-15