CURRICULUM COMMON NATIONAL BASE AND HEGEMONY OF ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE: CIVIL SOCIETY AS INTERVENTIONIST

Authors

Abstract

This article aims to discuss through a documentary research the hegemony of the English language without a formative itinerary in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and with the contribution of the All for Education Movement in this process as a private movement belonging to civil society. The discussion is based on Gramsci’s (2000, 2001) concept of an Expanded State. In this context, it is considered pertinent to organize ourselves in a counter-hegemonic movement towards other foreign and Brazilian languages that are also included in the curriculum according to social needs and also to comply with the laws in force.

Author Biographies

Rogers Rocha, UDESC

Possui graduação em Letras em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) . Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) com o Título de dissertação "Estratégias de Escrita por Alunos Surdos no Contexto de Ensino- Aprendizagem de Espanhol como L3". Atualmente é Intérprete e Tradutor de Língua Brasileira de Sinais/Português na Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC orientado pelo Professor Lourival José Martins Filho no grupo de Pesquisa PROLINGUAGEM.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia - Orientação Educacional, Especialização em Alfabetização e Mestrado em Educação e Cultura todos pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Realizou seu Doutorado em Teologia na área de concentração Educação e Religião na Escola Superior de Teologia de São Leopoldo no Rio Grande do Sul e o Pós-Doutorado em Educação e Religião na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na UDESC/FAED é Professor Associado de Alfabetização. Leciona no Departamento de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado e no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Mestrado Profissional. Coordena o Programa de ensino, pesquisa e extensão OLHARES - Alfabetização, Coordenação Pedagógica e Formação Docente. É Coordenador de Pós-Graduação da Udesc. É Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização - Gestão 2020-2022. É Articulador do Fórum Catarinense de Alfabetização. Faz parte da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no GT 10 - Alfabetização, Leitura e Escrita. É avaliador do Ministério da Educação. Tem experiência em Docência, Coordenação Pedagógica e Direção de Unidade Educativa na Educação Básica e na Educação Superior. Colabora com diversas redes de ensino em eventos de formação docente e na avaliação e sistematização de propostas curriculares.

Published

2021-01-04

Issue

Section

Dossiê temático