O CINEMA NAS CRÔNICAS MÉDICAS DE MOACYR SCLIAR

Autores

Resumo

A atenção neste artigo recai sobre um nicho expressivo da literatura de Moacyr Scliar – as crônicas. Expandindo a proposta de que o escritor fez uso de suas vivências para compor suas obras, destaca-se que as mídias, e entre elas o cinema, são alvo da atenção do escritor, despontam como tema em suas crônicas e nelas aparecem como intertexto e referência intermidiática. Identifica-se que, desde o início de sua produção literária, sua atuação como cronista está marcada pela lógica da imprensa, com publicações em jornais e em livros. Após mapear as fases atribuídas a sua literatura, verifica-se a associação temática entre medicina e cinema em suas crônicas, nas quais o cinema e as obras fílmicas aparecem como recurso composicional, como motivo ou ambientação, para exemplificar questões complexas ou ilustrar de modo concreto reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lemuel de Faria Diniz , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. E-mail: prlemuel@hotmail.com.

Márcia Gomes Marques, UFMS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS, e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Università Gregoriana, Roma. Email: marcia.gomes@ufms.br.

Downloads

Publicado

2021-04-12

Edição

Seção

Artigos Tema Livre