EVALUATION OF LEARNING AT BNCC FOR LANGUAGES AND THEIR TECHNOLOGIES: AN INTERPRETATIVE STUDY

Authors

Abstract

This study proposes a reflection on the assessment of Portuguese language learning in the Common National Curriculum Base (BNCC) for languages and their technologies in high school. To this end, a theoretical apparatus is drawn that involves the dialogical perspective of language, considerations on reflective teaching and school, as well as old and current views on assessment. In general terms, it was observed that the assessment of learning is present in the BNCC from other terms, such as critical analysis, guided decisions, understanding, values and social configurations, and that dialogical studies, especially with regard to the notion of otherness, indirectly integrate the concepts of language and evaluation of the document.

Author Biographies

André Luiz Santos Praxedes, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras/Português pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL).

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL e professor substituto da UFAL e da Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) e é um dos líderes do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL). 

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas

Professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL) na Graduação e na Pós-graduação. Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL), foi licenciada em Letras/Português na mesma Universidade. Realizou estudos de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFC) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretora da Faculdade de Letras/UFAL, coordenadora do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA/ANPOLL) e é secretária da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Participa e é uma das líderes do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL/UFAL) e integra, como participante, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC).

Geison Araújo Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Linguística (ênfase em Linguística Aplicada) no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). É Pesquisador Bolsista FAPEAL/CAPES. Graduado em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (2018). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - subprojeto Letras do Delta. É Membro do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas - GEDEALL (CNPq/UFAL). 

Published

2021-09-04

Issue

Section

Artigos Tema Livre