DIÁLOGOS ENTRE SABERES INDÍGENAS E INDIGENISTAS: CONVERSA COM LYNN MARIO TRINDADE MENEZES DE SOUZA E DANIEL IBERÊ GUARANI M’BYÁ
Abstract
Em tempos tão difíceis, em meio a uma pandemia que ceifa tantas vidas diariamente em nosso país e no mundo, entendemos ser preciso ter esperança e esperançar, em sentido freireano, ou seja, arregaçar as mangas e fazer algo que traga alguma contribuição para nossa sociedade, que contribua para a circulação de outras narrativas e nos faça confiar e ter forças para encontrar a boniteza da vida e, ao mesmo tempo, buscar alguma transformação social. Com esse espírito, nós, idealizador/a de uma live com o mesmo título desse texto, vislumbramos a possibilidade de um encontro entre diferentes saberes e estudamos cuidadosamente as pessoas que gostaríamos de convidar para esse diálogo. Em meio a algumas alternativas, entendemos que Lynn Mario e Iberê teriam pontos convergentes e poderiam compartilhar saberes, aprender conjuntamente e nos ajudar a pensar em futuros possíveis, em uma sociedade menos preconceituosa e desigual e mais plural e respeitosa. Fizemos os convites e, então, tivemos a honra de sediar essa live, que, de tão profícua, se transformou nessa entrevista. O evento ocorreu no dia 04/09/2020, fez parte de uma série de lives organizadas por nossa linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPR) em um Webinário nomeado “Conversas sobre Linguagens, Culturas e Identidades” e está disponível no Youtube, no Canal do Programa (https://youtu.be/mMi_wSpes1c).
Lynn Mario Trindade Menezes de Souza é professor titular do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo. Linguista Aplicado, atua na área de Letramentos Críticos, Multilingualismo, Políticas Linguísticas, Decolonialidade e Teorias Pós-Coloniais, que procura questionar a hegemonia epistêmica dos saberes ocidentais e meramente humanistas. Para além de sua trajetória acadêmica, com inúmeras publicações e intervenções, sabíamos que o professor estabelece diálogos críticos, de maneira rígida e ao mesmo tempo afetuosa, sobre questões do cotidiano, lendo-se ao ler o outro e a realidade que o cerca. Foi assim que Lynn Mario dialogou com nosso outro convidado.
Daniel Iberê Guarani M’byá, pertencente ao povo Guarani M’byá, é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB; mestre pelo Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem atuado em diferentes áreas, especialmente em Sociologia Política e Pensamento Social e participado de conselhos em diversos estados brasileiros. No momento, é professor colaborador da (in)disciplina Arandu Saberes Originários, na Fiocruz, em Brasília, e pesquisador do laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas - LAGERI, vinculado ao Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Conhecendo-o por uma breve intervenção em um curso de extensão que oferecemos, apostamos que Iberê também estaria disposto ao diálogo e a uma escuta atenta.
Em nossa avaliação, o resultado não poderia ter sido melhor. Assim, iniciamos a apresentação de nossa entrevista.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors that publish in the journal agree with the following terms:
a) The authors keep the copyright and grant to the journal the rights of the first publication, with the work simultaneously being licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with the recognition both of the authorship and the initial publication in this journal.
b) This journal provides immediate public access to all of its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge. For more information about this approach, visit Public Knowledge Project, a Project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other softwares to support the publication system to public/open access to academic sources. Names and e-mail addresses in this website will be used exclusively for this journal purposes, not being available for other ends.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.