A CO-CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v30i1.185Abstract
Este artigo tem como objetivo investigar como dados de fala-em-interação evidenciam uma negociação de identidades sociais em salas de aula de língua. A sala de aula não é concebida como um espaço hegemônico, mas como um espaço constituído por pessoas que pertencem a determinadas comunidades de prática. Desse modo, dados de duas pesquisas (JUNG, 2003; SEMECHECHEM, 2008) evidenciam que em sala de aula os participantes não assumem somente identidade de professor e alunos, mas podem reafirmar relações identitárias da comunidade. Os dados da pesquisa de Jung mostram que a identidade de gênero e a identidade étnico-lingüística alemã estão em uma relação complexa na comunidade, o que fica evidenciado no comportamento que homens e mulheres adotam em relação aos valores associados à urbanidade. A escola reforça essa realidade presente na comunidade, uma vez que ratifica positivamente em sala de aula uma identidade feminina hegemônica, que corresponde à identidade feminina prestigiosa na comunidade local. Alguns meninos da 4ª série aprenderam, no entanto, a negociar os traços da identidade feminina hegemônica da escola, conquistando status de ótimos alunos, e, por outro lado, mantêm traços da identidade de colono alemão. Os dados da pesquisa de Semechechem também apontam na direção da identidade de gênero ser relevante em sala de aula. Desse modo, questões identitárias da comunidade precisam ser consideradas para pensar o ensino e a aprendizagem de língua.
Palavras-chave: Identidade social. Interação. Letramento.
This article aims to investigate how talk-in-interaction data evince a negotiation of social identities in language classrooms. The classroom is not conceived as a hegemonic space, but rather as a space consisting of people belonging to certain communities of practice. Thus, data from two surveys (JUNG, 2003; SEMECHECHEM, 2008) show that in the classroom participants must assume not only their identities as teacher and students, but also the identity relation with their communities. Jung’s data show that gender identity and German ethnic and linguistic identity are in a complex relationship in the community, which is evidenced in the behavior that men and women take on in relation to the values associated with urbanity. The school reinforces this reality in the classrooms, since it positively ratifies a female hegemonic identity, which corresponds to a prestigious female identity in the local community. However, some boys in the 4th grade learned to negotiate the marks of hegemonic female identity of the school, thus acquiring the status of excellent students, and at the same time, they maintain traces of the German settler identity. Semechechem’s data also indicate identity and gender as relevant factors in the classroom. Thus, communitary identity issues must be taken into consideration in what refers to the teaching and learning of a language.
Keywords: Social identity. Interaction. Literacy.
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