Corpus computadorizado e concordância no ensino de língua. Doi: 10.5212/Uniletras.v.31i2.037053

Authors

  • Ednei Nunes de Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i2.1890

Keywords:

Ensino de Língua, Linguística de Corpus, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Abstract

ara o presente artigo, fundamentado na linguística de corpus e no ensino de línguas mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), teve-se o objetivo de apresentar os conceitos de concordância e concordanciador e algumas formas de utilizar a concordância no processo de ensino e aprendizagem de língua. Como atividades com concordâncias e concordanciadores vêm sendo desenvolvidas tanto por docentes e alunos em práticas educativas como por linguistas em suas pesquisas, demonstramos, ao final do trabalho, alguns exemplos de atividades e/ou projetos que podem ser desenvolvidos com estudantes de língua. Entretanto, não há a pretensão de passar modelos prontos para serem seguidos, mas apenas indicar como os trabalhos iniciais podem ser desenvolvidos.

Author Biography

Ednei Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Lingüística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ednei Oliveira graduou-se em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especializou-se em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), Informática na Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e cursou o mestrado em Engenharia de Produção de Mídia e Conhecimento pela UFSC. Com experiência nas áreas de Educação e Novas Tecnologias, Educação a Distância e Lingüística Aplicada ao Ensino do Português, atuou no Ensino Fundamental e Médio de Dourados, MS, por 13 anos, desempenhando as funções de professor e diretor escolar. Foi multiplicador em Informática na Educação no Núcleo de Tecnologia Educacional de Dourados-MS, por 7 anos, professor de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Faculdades Integradas de Fátima do Sul (FIFASUL) e Universidade Federal do Acre (UFAC). Atualmente, é professor adjunto na área da Educação a Distância, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Published

2011-02-14

Issue

Section

Artigos Tema Livre