O gênero artigo científico e os manuais didáticos acadêmicos: um olhar sobre as propostas de ensino. Doi: 10.5212/Uniletras.v.31i2.055074*
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i2.1891Keywords:
Gênero Artigo Científico, Manuais Didáticos, Letramento Acadêmico.Abstract
Este estudo se propõe a investigar o tratamento dado ao gênero artigo científico por manuais didáticos de apoio à escrita acadêmica, e examinar as concepções de língua, de escrita e de gênero subjacentes às propostas apresentadas. O corpus foi constituído dos seguintes manuais: 1) Redação científica: A prática de fichamentos, resumos, resenhas, de João Bosco Medeiros, publicado pela editora Atlas, 7. ed., 2005; 2) Como escrever artigos científicos: Sem arrodeio e sem medo da ABNT, de Ítalo de Souza Aquino, publicação da Editora Universitária UFPB, 2007; 3) Anatomia de um Artigo, de Antonio Souto, Editora Universitária UFPE, 2. ed. 2007. Este trabalho tem como embasamento teórico a concepção sociorretórica de gêneros textuais. Os resultados sugerem que o gênero artigo científico tem sido abordado nesses manuais, de forma homogênea, com maior ênfase nos aspectos formais, refletindo, assim, uma visão abstrata e descontextualizada do letramento acadêmico.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors that publish in the journal agree with the following terms:
a) The authors keep the copyright and grant to the journal the rights of the first publication, with the work simultaneously being licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with the recognition both of the authorship and the initial publication in this journal.
b) This journal provides immediate public access to all of its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge. For more information about this approach, visit Public Knowledge Project, a Project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other softwares to support the publication system to public/open access to academic sources. Names and e-mail addresses in this website will be used exclusively for this journal purposes, not being available for other ends.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.