ADÉLIA PRADO: UM MODO POÉTICO

Authors

  • Ubirajara Araujo Moreira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v24i1.230

Abstract

Este ensaio propõe-se a mostrar como já em “Com licença poética”, poema inaugural de Bagagem, seu primeiro livro, Adélia Prado revela a consciência de estar instaurando uma poética particular no território da poesia brasileira. Uma das marcas definidoras dessa especificidade situa-se no processo de construção do sujeito lírico, desdobrado em duas personae principais: a figura da mulher simples, do povo, mãe de família, e a figura do poeta, do escritor.

 

Palavras-chave: poética; poesia brasileira; Drummond; sujeito lírico

 

The aim of this essay is to point out that since “Com licença poética”, the opening poem of “Bagagem”, her first book, Adélia Prado has revealed her awareness of having inaugurated a particular kind of poetics within the realm of Brazilian poetry. One of the defining marks of this specificity lies in the process of constructing the lyrical subject, which unfolds into two main “personae”, the figure of the ordinary woman, the housewife and mother, and the figure of the poet, of the author.

 

Key words: poetics, Brazilian poetry, Drummond, lyrical subject

Issue

Section

Artigos Tema Livre