CENAS LOCATIVAS EM CONTEXTO DE MÍDIA IMPRESSA

Authors

  • Avani de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Pacheco Hoff Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v24i1.240

Abstract

O universo da informação exerce um papel socialmente significativo, pois ele recompõe e constrói a história, utilizando a sua própria linguagem. As cenas locativas em textos da mídia impressa, como jornais e revistas servem como base para as teorias de Fillmore (1979), Cook (1989), Nicolacópulos (1997) e Oliveira (1999). Há uma freqüência expressiva de verbos locativos tanto na sua esfera prototípica como na metaforizada, essa produtividade é confirmada pelo núcleo temático o apagão. A partir disso, inclui-se o detalhamento do processo de metaforização, ou seja, os efeitos que um verbo/predicador pode perspectivizar, além de seu sentido básico, para diferenciar as cenas com verbos prototipicamente locativos daqueles que contêm verbos/predicadores metaforizados.

 

Palavras-chave: cenas; verbos; locatividade; prototípico; metaforizado

 

The universe of information has an important social function, because it builds and rebuilds history, using its own language. The locative scenes commonly found in texts in newspapers and magazines serve as a base for the theories of Fillmore (1979), Cook (1989), Nicolacopulos (1997), and Oliveira (1999). There is an expressive frequency of locative verbs, not only in their prototype sphere but also their metaphorical sphere.This productivity is confirmed by the subject matter “o apagão” (blackout). Details of the metaphorical process are included, i.e, the effects that a verb/predicator can cause, besides its basic meaning, in order to differentiate scenes which contain intrinsically locative verbs from those which contain metaphorical verbs/predicators.

 

Key words: scenes; verbs; locativity; prototype; metaphorical

Published

2009-05-20

Issue

Section

Artigos Tema Livre