Em defesa da aprendizagem de inglês na escola pública: considerações sobre crenças de alunos adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v34i2.3956Keywords:
crenças, adolescentes, língua inglesaAbstract
Resumo: Neste artigo, analisamos algumas crenças de alunos adolescentes sobre a aprendizagem de inglês na escola pública. Como instrumentos, contamos primeiramente com um questionário semiaberto, complementado com notas e observações em campo. Os resultados analisados qualitativamente mostram que os alunos acreditam na possibilidade de aprender língua inglesa no próprio contexto mesmo em face de eventuais limitações contextuais. A escola pública é vista pela maioria dos alunos como melhor contexto para aprender, seguido pelos cursos particulares e viagens ao exterior. Outro fator observado é a relação intrínseca entre as crenças dos aprendizes e seu contexto, uma vez que enfatizam repetidamente o apreço pelo próprio ambiente de aprendizagem e rejeitam crenças de outrem que menosprezam a qualidade da escola pública e elevam a do ensino privado.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors that publish in the journal agree with the following terms:
a) The authors keep the copyright and grant to the journal the rights of the first publication, with the work simultaneously being licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with the recognition both of the authorship and the initial publication in this journal.
b) This journal provides immediate public access to all of its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge. For more information about this approach, visit Public Knowledge Project, a Project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other softwares to support the publication system to public/open access to academic sources. Names and e-mail addresses in this website will be used exclusively for this journal purposes, not being available for other ends.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.