O (ENTRE) LUGAR DA MULHER: EM CENA JEANNE D´ARPPO

Authors

  • Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira
  • Daniela Souza Batista UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i2.5194

Abstract

A luta das mulheres para serem reconhecidas como agentes da História vem de longa data. Desde o nascimento, é atribuído à mulher o papel de esposa e mãe. No entanto, a partir da modernidade, surge um novo papel social, adquirido por sua inserção no mercado de trabalho. Isso vai acarretar mudanças na constituição da identidade feminina gerada a partir das novas práticas discursivas. Esse novo papel vai influenciar nas relações sociais, alterando a construção identitária feminina. O corpus do trabalho é a peça teatral Jeanne D’Arppo, escrita por Gardi Hutter em 1981. Jeanne D’Arppo é uma peça teatral cômica, a protagonista apresenta um comportamento característico dos clowns. Uma figura deformada, com aspecto físico desleixado e que traz certa ingenuidade nas ações. Mas, ao mesmo tempo, aproveita-se dessa suposta ingenuidade para criticar e falar indiretamente de questões sociais. Gardi Hutter propõe, por meio do riso, uma reflexão sobre os lugares sociais que a mulher ocupa e quais tarefas lhes são atribuídas. Nesse caso, mais especificamente, trata de um lugar que historicamente é considerado parte do universo feminino: a lavanderia. A pesquisa busca analisar a construção social da identidade da mulher e os agentes fragmentadores dessa nova identidade.

 

Published

2014-04-10

Issue

Section

Dossiê temático