A FINALIDADE DA ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO: MARCAS NO GÊNERO DISCURSIVO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Uniletras.v.30i2.317333
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v30i2.520Abstract
Ao considerar que todo enunciado deve possuir uma razão para ser produzido, os comandos de produção textual dos livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries foram analisados, para se observar como apresentam ao aluno uma finalidade para a realização da escrita em sala de aula. As análises e sistematizações dos dados produziram uma taxonomia das finalidades encontradas, sendo que, neste artigo, apresentam-se os comandos analisados que possuem uma finalidade marcada no gênero discursivo e num de seus elementos, o meio de circulação dos textos. Os resultados demonstram que, enquanto em muitos comandos, a finalidade foi concebida como sendo o próprio meio de circulação, proporcionando, assim, uma escrita artificial; em outros, o gênero discursivo e a finalidade se uniram, promovendo uma produção de texto mais próxima da realidade social do aluno.
Palavras-chave: Escrita. Finalidade. Gênero discursivo. Livro didático.
This study analyzed requests for textual productions in Portuguese Language textbooks for High School students with regard to the manner in which the aims for writing in the classroom are highlighted. This is mandatory, since any enunciation needs underpinning in order to be productive. Although data analyses and systematizations have yielded a taxonomy of aims, only requests with aims marked on the speech genre are provided in this article. Results show that, while in some requests the aims were seen as a means of circulation, thus resulting in an artifi cial writing, in others the speech genre and the aims were united, resulting in a textual production closer to the students` social reality.
Keywords: Writing. Requests. Aims. Textbook.
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