CLUBES DE LEITURA E OS ENTORNOS TECNOLÓGICOS: UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO LEITORA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8122Keywords:
Clubes de leitura. Interação. Hipertexto. Atualização. VirtualizaçãoAbstract
O presente artigo tem por finalidade observar a mudanças ocorridas no papel do leitor em função da era tecnológica mediante a relação de atualização e virtualização no tocante a condição de colaborador e co-produtor de textos no modo de leitura hipertextual[1] existentes nos clubes de leitura em um ambiente promovido pelo ciberespaço oferecido na internet. Através destes clubes é possível perceber as influências de um leitor para o outro quando há o ato de interagir assim como o prestígio destes clubes para o estimulo à Literatura em suas diversas formas. Apresenta-se como uma pesquisa qualitativa com base nas observações realizadas nos clubes de leitura realizando-se, portanto o método indutivo para corroborar tais observações. Como suporte a esta análise, nos basearemos em filósofos que discutem a questão virtual, o papel do leitor no campo hipertextual e a condição do texto tendo como principal apoio bibliográfico Babo (2004), Barthes (2013), Lévy (1996,1999), Villaça (2002) e Zilberman (2001).[1] A questão hipertextual está relacionada ao hipertexto.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors that publish in the journal agree with the following terms:
a) The authors keep the copyright and grant to the journal the rights of the first publication, with the work simultaneously being licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with the recognition both of the authorship and the initial publication in this journal.
b) This journal provides immediate public access to all of its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge. For more information about this approach, visit Public Knowledge Project, a Project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other softwares to support the publication system to public/open access to academic sources. Names and e-mail addresses in this website will be used exclusively for this journal purposes, not being available for other ends.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.