IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO COM INTERSECÇÃO DE RAÇA E DE CLASSE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: O QUE AS PESQUISAS RECENTES REVELAM
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.9749Keywords:
Livro Didático, Identidades, Identidades de gênero, de raça e de classe.Abstract
O presente trabalho surgiu do interesse em compreender como são representadas as identidades sociais de gênero com intersecção de raça e de classe no livro didático de língua inglesa. Para isso, nos propusemos a responder à seguinte pergunta de pesquisa: o que as pesquisas recentes revelam acerca das identidades sociais de gêneros com intersecção de raça e de classe nos livros didáticos de língua inglesa? A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter bibliográfico e teve como embasamento teórico autores e teóricos como Coracini (1999), Souza (1999), Crenshaw (2004), Silva (2005), Tílio (2008) e Ferreira (2012, 2014). Como resultado, pudemos perceber que os livros didáticos de língua estrangeira apresentam identidades fixas e homogêneas que não condizem com a realidade dos/as alunos/as. Sendo assim, entendemos que para que haja mudanças, é necessário que sejam realizadas mais pesquisas acerca desta temática.
Palavras-chave: Livro Didático. Identidades. Identidades de gênero, raça e classe.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors that publish in the journal agree with the following terms:
a) The authors keep the copyright and grant to the journal the rights of the first publication, with the work simultaneously being licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with the recognition both of the authorship and the initial publication in this journal.
b) This journal provides immediate public access to all of its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge. For more information about this approach, visit Public Knowledge Project, a Project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other softwares to support the publication system to public/open access to academic sources. Names and e-mail addresses in this website will be used exclusively for this journal purposes, not being available for other ends.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.