TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO: UM GÊNERO DO DISCURSO PARA A INVESTIGAÇÃO SOBRE IDENTIDADES SOCIAIS EM LINGUÍSTICA APLICADA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.10516Palavras-chave:
Estágio curricular, identidade social, Linguística Aplicada, termo de compromisso de estágioResumo
Este ensaio tem por objetivo abordar o uso do gênero Termo de Compromisso de Estágio (TCE) em estudos sobre a constituição da identidade social dos estudantes de cursos técnicos de nível médio. Apoia-se nas concepções de Bakhtin sobre gênero do discurso, sujeito e identidade, bem como nos princípios teórico-metodológicos da Linguística Aplicada e nos Estudos Culturais para a compreensão das identidades no cenário da pós-modernidade, com suas mudanças na forma de interpretar o mundo e na construção de significados. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais e as reflexões decorrentes sugerem que TCEs são fontes relevantes para o estudo sobre identidades sociais dos estudantes de cursos técnicos de nível médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.