AS SETE DÉCADAS DE 1984 DE GEORGE ORWELL - UM BREVE ESTUDO SOBRE A UTOPIA TOTALITÁRIA NO SÉCULO DAS DISTOPIAS
Resumo
Em 2019, a primeira edição da obra distópica 1984, de George Orwell, completa setenta anos e, mesmo depois desse longo período, a relevância de diferentes questões suscitadas pela narrativa parece ser ainda mais evidente na contemporaneidade. Assim, o presente artigo tem por objetivo desenvolver uma análise do romance de Orwell, tendo em vista sua representatividade para as discussões estéticas e político-sociais que permearam todo século XX e que ainda ecoam no século XXI. Além disso, objetivamos enfatizar o caráter normalizador e autoritário da sociedade figurada pelo autor, aspecto que a notabiliza não apenas como uma reação ao universalismo do pensamento utópico tradicional, mas também como um olhar crítico sobre os regimes totalitários que emergiram ao longo do Novecentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.