MEMÓRIA E VIVÊNCIA DE MULHERES NEGRAS EM CAROLINA MARIA DE JESUS E CONCEIÇÃO EVARISTO
Resumo
O presente estudo tem como objetivo estabelecer o diálogo entre o livro Quarto de despejo: Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, e os contos “Olhos d’água” e “Maria”, inseridos em Olhos d’água, de Conceição Evaristo. Assim sendo, por meio de uma análise comparativa entre as narrativas de Evaristo e o diário de Carolina, tenciona-se encontrar os pontos de contato entre as obras em questão, a fim de identificar a representação de uma realidade potencialmente coletiva, haja vista que todas as narradoras dos textos estudados são mulheres negras, mães, em condição de pobreza – tanto Carolina Maria de Jesus, que conta parte de sua própria história, quanto as personagens de Evaristo. Para que isso se realize, faremos uso, principalmente, dos pressupostos teórico-críticos de Regina Dalcastagnè, Margarete Aparecida de Oliveira e da própria Conceição Evaristo, sobretudo o que se refere ao conceito de escre(vivência).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.