REFLEXÕES SOBRE O PERFIL LINGUÍSTICO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO NO CONTEXTO MULTILÍNGUE DE FOZ DO IGUAÇU
Resumo
Este estudo tematiza o multilinguismo em sala de aula e foi desenvolvido no campo da Política Linguística. O objetivo é apresentar e discutir o perfil linguístico de estudantes do Curso de Letras de uma universidade localizada em Foz do Iguaçu, face à pluralidade linguística e cultural existente no município e região. A metodologia empregou levantamentos de campo, por meio de pesquisa exploratória realizada entre 2017 e 2018, tendo como referência os mapeamentos linguísticos escolares. O estudo contribui para a construção de conhecimentos sobre contextos socioeducacionais plurilíngues e sobre a gestão do multilinguismo na educação, subsidiando reflexões sobre políticas linguísticas institucionais. A pesquisa tem como pressuposto o de que o reconhecimento e a sensibilização da comunidade acadêmica quanto à pluralidade linguística local e regional é fundamental para que ações em torno das línguas na e da instituição estejam alinhadas ao contexto em que ela se insere.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.