O feminismo na obra de Virginia Woolf pelo prisma de Bloomsbury. DOI: 10.5212/Uniletras.v.33i2.0007
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v33i2.1949Palavras-chave:
literaturaResumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar alguns aspectos da construção da identidade feminina nos romances Mrs. Dalloway (1925) e Orlando: Uma Biografia (1928). Em ambas, Virginia Woolf destaca a busca do autoconhecimento das mulheres diante de uma sociedade que se revela, como enfatiza Stuart Hall (2002), estar constantemente em processo de construção identitária, pois a identidade não é algo imutável e fixo. Sendo assim, o feminismo como movimento social de contestação e de busca por uma identidade feminina, preconizado também pelo Grupo de Bloomsbury, configura-se como um dos temas centrais na escrita introspectiva da autora, o que a torna um ícone da representação do universo feminino na literatura moderna, e, portanto, passível de ser analisada.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.