A PERCEPÇÃO DOS PRONOMES DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR EM CONSTRUÇÕES CAUSATIVAS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL
Resumo
Neste trabalho, reportamos os resultados preliminares de uma pesquisa sobre a variação entre os pronomes de segunda pessoa do singular te e você em construções causativas. Nossos objetivos eram testar se essas estruturas são um ambiente favorecedor da variante você e se a agentividade do predicado do evento causado também atua como um fator condicionador dessa variante. Para tanto, utilizamos a metodologia experimental e construímos uma tarefa de escolha induzida, que foi aplicada a 78 falantes do português brasileiro. Os resultados experimentais apontaram que os participantes escolheram significativamente mais as frases experimentais que continham o pronome você do que as que continham o pronome te, sobretudo quando o predicado do evento causado apresentava verbos semanticamente mais agentivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.