ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA: CONECTIVOS CAUSAIS EM FOCO

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Resumo

Este artigo defende uma perspectiva funcional para o ensino de gramática (Amorim, 2020), ancorando-se em pressupostos basilares da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005; Bagno, 2007) e do Funcionalismo (Bybee, 2010), além de dialogar com diretrizes dos PCN e da BNCC. Para tanto, descreve uma proposta didática que, ao centrar-se no uso dos conectivos causais, em gêneros textuais da modalidade falada e escrita, busca afastar-se de uma abordagem puramente classificatória e aproximar-se de um modelo de ensino focado em operações (meta) linguísticas da produção textual. Evitando a prática tradicional de classificar conjunções e orações, este trabalho contribui para legitimar alternativas didáticas que, baseadas na análise de aspectos semântico discursivos e variacionistas, exploram os elementos gramaticais como instrumentos a serviço da construção do texto (Antunes, 2003; 2005; Avelar, 2017). Dessa forma, esboça-se uma proposta funcional, produtiva e científica para o trabalho com a gramática em sala de aula.

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Biografia do Autor

Fabrício da Silva Amorim, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Fabricio da Silva Amorim é doutor em Estudos Linguísticos (UNESP), mestre em Língua e Cultura (UFBA), especialista em Metodologia do ensino da língua inglesa (Uninter) e licenciado em Letras: Português/Inglês (UNEB). É professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e vice-líder do grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, Elipor - estudos da língua portuguesa: descrição e ensino. 

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Publicado

2025-07-23

Edição

Seção

Artigos Tema Livre