ENSINO FUNCIONAL DE GRAMÁTICA: CONECTIVOS CAUSAIS EM FOCO
Resumo
Este artigo defende uma perspectiva funcional para o ensino de gramática (Amorim, 2020), ancorando-se em pressupostos basilares da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005; Bagno, 2007) e do Funcionalismo (Bybee, 2010), além de dialogar com diretrizes dos PCN e da BNCC. Para tanto, descreve uma proposta didática que, ao centrar-se no uso dos conectivos causais, em gêneros textuais da modalidade falada e escrita, busca afastar-se de uma abordagem puramente classificatória e aproximar-se de um modelo de ensino focado em operações (meta) linguísticas da produção textual. Evitando a prática tradicional de classificar conjunções e orações, este trabalho contribui para legitimar alternativas didáticas que, baseadas na análise de aspectos semântico discursivos e variacionistas, exploram os elementos gramaticais como instrumentos a serviço da construção do texto (Antunes, 2003; 2005; Avelar, 2017). Dessa forma, esboça-se uma proposta funcional, produtiva e científica para o trabalho com a gramática em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.