COMUNICAÇÃO, COGNIÇÃO E ENSINO: UMA ABORDAGEM PRAGMÁTICA SOBRE O PRONOME NEUTRO "ELLO" NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM LÍNGUA ESPANHOLA
Resumo
O ensino contemporâneo de línguas adicionais se fundamenta na diversidade de métodos e abordagens cuja ênfase é elaborar programas cada vez mais eficientes de ensino. Contudo, tais enfoques parecem não dar conta de explicar os processos cognitivos que sustentam a aprendizagem de língua espanhola por estudantes brasileiros. Utilizando o aporte teórico da teoria de conciliação de metas (Rauen, 2014, 2018, 2020, 2021) e da teoria da relevância (Sperber; Wilson, 1986/2001), a metodologia consiste na análise de duas produções textuais de aprendizes de língua espanhola, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2024. O objetivo é descrever como ocorrem os processos inferenciais das alunas brasileiras na escrita do pronome de 3ª pessoa masculino singular. Os resultados do estudo lançam alguma luz sobre a competência comunicativa em espanhol de aprendizes e professores brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.