Ideologia: O muro da escola - Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i2.0002
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i2.3091Palavras-chave:
Ideologia, Discurso, Escola,Resumo
O artigo mostra como o sujeito do discurso identifica-se com a ideologia dominante sem ter consciência disso. A reflexão pauta-se nos filmes "Pro dia nascer feliz" e "Entre les murs", a partirdos quais se intenta expor como a ideologia opera no discurso. Utilizamos os conceitos da Análise do Discurso (Pêcheux), sob a orientação de um paradigma não positivista, no qual os dados são entendidos como elementos indiciários de um modo de funcionamento discursivo. Nos dois filmes, é perceptível a diferença cultural e social entre os personagens, essa se materializa discursivamente e funciona como elemento de divisão, gerando a incompreensão e o atrito na relação professor-aluno-escola-pais. Consideramos o professor numa função de sujeito-colonizador, isto é, aquele que impõe sua cultura, seus conhecimentos e sua língua(gem) sobre os alunos, a fim de neutralizar as diferenças, produzindo o efeito de uma sociedade logicamente estabilizada, onde cada um ocuparia seu lugar “natural”.
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