O descentramento do sujeito nos contos Amor e O crime do professor de Matemática, de Clarice Lispector - Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i2.0007
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i2.3096Palavras-chave:
Identidade, Descentramento, Clarice Lispector,Resumo
Recorrente na obra de Clarice Lispector é a questão da tomada de consciência sobre a vida, muitas vezes impulsionada por um momento de epifania, gerando na personagem um sentimento de descentramento e reflexão. Dessa forma, este estudo busca investigar como tal processo é representado nos contos Amor e O crime do professor de Matemática da escritora Clarice Lispector (ambos em: LISPECTOR, 1983). Para esta abordagem, buscou-se subsídio teórico em alguns autores que tematizam questões de identidade, dos quais se pode destacar Stuart Hall e seus estudos sobre o descentramento do sujeito, bem como a problematização sobre a chamada crise de identidade (HALL, 2006, p. 09) e o conceito de exotopia de Mikhail Bakhtin (2003), que apresenta o discurso do outro como crucial para a (re)formulação de toda a identidade, toda consciência e visão de mundo individual.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.