Musas interrompidas, vozes silenciadas: a representação da identidade feminina no conto “O retrato oval”, de Edgar Allan Poe- Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i2.008
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i2.3097Palavras-chave:
Gênero, Representação, figura feminina,Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a representação da identidade feminina no conto “O retrato oval”, do autor norte-americano Edgar Allan Poe, dentro da perspectiva dos estudos de gênero, considerando as relações assimétricas de poder entre o personagem masculino e a personagem feminina, bem como a violência simbólica que emerge a partir desta relação. Ao analisar o conto, verificamos que o feminino é representado como um ser silenciado e objeto de uma realização estética masculina, o que confirma a assimetria de poder entre os dois gêneros, além da violência simbólica, que transforma o feminino em um objeto de arte.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.