Profundezas do tempo no romance português do último quarto do século XX. Doi: 10.5212/Uniletras.v.33i1.0001
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v33i1.3545Palavras-chave:
Romance português. Tempo. Pós-modernidade. Metafi cção historiográfi ca.Resumo
Os romances portugueses do último quarto do século XX apresentam características comuns quanto à representação do tempo. O discurso irônico dos escritores convida para uma releitura do presente à luz do passado. Através da reinterpretação dos grandes mitos nacionais, questionam a imagem identitária que o país se forjou ao longo dos séculos, que perpetua as mentalidades e condiciona a sua evolução. Reenviando o discurso individual para uma problemática nacional, propõem revisitar e reavaliar a História para esclarecer o tempo que lhes é contemporâneo. As estruturas circulares e as “mises em abyme”, múltiplas e interativas, realçam narrativamente o tema do eterno retorno que revela a preocupação essencialmente ontológica dos autores. Permitem englobar os diferentes níveis temporais numa dimensão superior: a universalidade.
Palavras-chave: Romance português. Tempo. Pós-modernidade. Metaficção historiográfica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.