Vícios de Linguagem e Idiotismos: a fala como unidade de estudos nas gramáticas normativas brasileiras em língua portuguesa – 1881-1959
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v34i2.4067Palavras-chave:
Gramáticas tradicionais, Historiografia Linguística, Filosofia da LinguísticaResumo
Este artigo trata de algumas gramáticas da língua portuguesa produzidas no Brasil entre 1881 e 1959. O objetivo é o de mapear os capítulos sobre “vícios de linguagem” e “idiotimos” que, a nosso ver, guardam dados relevantes da “fala”, recorte da língua que não privilegiado por esse tipo de compêndio. Para além dos dados linguísticos inestimáveis, esses capítulos traziam, por trás, discussões políticas, acerca da chamada Língua Nacional. Em última instância, através dos preceitos contemporâneos da Historiografia Linguística e da Filosofia da Linguística, buscamos neste trabalho demonstrar os valores desses velhos compêndios, e sua validade, se não epistemológica, históricas para os estudos sobre a linguagem no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.