O SURREALISMO EM “CANÇÃO”, DE CECÍLIA MEIRELES - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Uniletras.v.31i1.167180
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i1.663Resumo
O raciocínio surrealista prevê o distanciamento dos padrões ditados pelo sistema moral e vivencial da realidade imediata, propondo a representação das imagens oníricas na literatura em uma linguagem, muitas vezes, caótica que em muito se aproxima do fantástico e do sonho. O presente trabalho pretende investigar marcas surrealistas em Cecília Meireles - uma das vozes mais importantes do Modernismo brasileiro, cuja sua visão de mundo induz a um olhar intimista no qual o real e o imaginário se tornam subsídios em seu processo de construção poética. A discussão é restrita ao apontamento de algumas marcas surrealistas, baseada na hipótese de que, dado ao seu ecletismo, Cecília Meireles mobiliza, no poema “Canção”, mobiliza um conjunto de características presentes na estética surrealista. A subjetividade intimista, a adoção de um espaço caótico muito próximo do fantástico será tomado como argumentos em favor desta idéia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.