A NARRATIVA NA SOCIEDADE MIDIÁTICA: O ACESSO À FICÇÃO POR MEIO DA TELENOVELA
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8140Palavras-chave:
Linguagem, Telenovela, Ficção, Folhetim.Resumo
Resumo: É clássica a definição de que o homem se constitui por meio da linguagem e por meio dela se insere socialmente. Assim posto, constata-se a extrema dependência que as mídias exercem no indivíduo no cenário pós-moderno para fins de entretenimento. É inegável que, atualmente, a ficção seriada ocupa um papel de destaque na contemporaneidade, com maior relevância para o gênero telenovela, que se constitui não apenas um meio de entretenimento, mas também um processo de interação e de representação no cotidiano do telespectador. Dessa forma, o presente artigo pretende tecer considerações acerca da constituição desse gênero discursivo televisivo. Para tanto, utilizará postulações emprestadas de Bakhtin, Lopes, Borelli, Alencar, Sadek, Hamburger, Távola e outros teóricos. Acredita-se que este trabalho seja importante em razão das especificidades do gênero discursivo em debate, o qual tem status de híbrido pelo fato de ter sua gênese na literatura e nas manifestações massivas. Enfim, discorrer sobre um gênero tão profícuo na sociedade brasileira é se voltar para a promoção da inserção social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.