Signo /Seu Lunga/: Significados difundidos pela literatura de cordel

Autores

  • Maria Gislene Carvalho Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Michael Manfred Hanke Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

Joaquim dos Santos Rodrigues é o referente denotativo do signo /Seu Lunga/. Cada vez um número maior de pessoas conhece os causos e continua reproduzindo o discurso ao qual acessaram pela literatura de cordel. Observamos a construção semiótica de um personagem que tem referente no real pela mídia cordel, uma mídia popular e com grande público no Nordeste Brasileiro. Neste trabalho observamos a construção de Seu Lunga como personagem e seus significados capazes de torná-lo mito do imaginário social nordestino. Realizamos uma análise semiótica e bibliográfica. Abordamos conceitos de semiótica, mito e imaginário e os aplicamos ao discurso construído pelo cordelista Abraão Batista ao seu personagem no folheto “Seu Lunga: o homem mais zangado do mundo”.

Biografia do Autor

Maria Gislene Carvalho Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Michael Manfred Hanke, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa “Estudos de Mídia e Producão de Sentido”, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2013-07-02

Como Citar

FONSECA, M. G. C.; HANKE, M. M. Signo /Seu Lunga/: Significados difundidos pela literatura de cordel. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 64–82, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18875. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS