Folkcomunicação digital: os sites do São João no Sul da Bahia

Autores

  • Antônio Nolberto de Oliveira Xavier Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Sylvia Maria Campos Teixeira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Samuel Leandro Oliveira de Mattos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Edésio Meneses Cavalcante Filho Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

As festas juninas, na região sul da Bahia, têm apresentado um aumento no número de agentes sociais envolvidos, seja como participantes ou mobilizadores, seja como empresas organizadoras. O presente artigo trata da apreciação dos sites relativos às principais festas realizadas no período junino, na região. O texto parte de uma abordagem da geografia humana regional, como instrumento para explicar o fenômeno sociocultural percebido durante a realização das diversas festas estudadas, quais sejam: Forró da Jacutinga, Brega Light, Forró do TicoMia, Forró da Vaca Lôca e Forró da Margarida. Utilizando-se as categorias da Folkcomunicação, da Análise do Discurso de orientação francesa, da Semiótica da Cultura e dos Estudos Culturais, serão analisados os aspectos discursivos presentes nas páginas de divulgação destas festas, enfocando-se os textos verbais, imagéticos e icônicos utilizados para a divulgação das mesmas.

Biografia do Autor

Antônio Nolberto de Oliveira Xavier, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Professor Assistente B da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Grupo de Pesquisa: Estudos de Folkcomunicação-UESC.

Sylvia Maria Campos Teixeira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Grupo de Pesquisa: Estudos de Folkcomunicação-UESC.

Samuel Leandro Oliveira de Mattos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Professor Assistente B da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Grupo de Pesquisa: Estudos de Folkcomunicação-UESC.

Edésio Meneses Cavalcante Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente do Curso Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Grupo de Pesquisa: Estudos de Folkcomunicação-UESC.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

DE OLIVEIRA XAVIER, A. N.; TEIXEIRA, S. M. C.; DE MATTOS, S. L. O.; CAVALCANTE FILHO, E. M. Folkcomunicação digital: os sites do São João no Sul da Bahia. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 100–113, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18895. Acesso em: 26 abr. 2024.