A cobertura telejornalística do São João do sul da Bahia

Autores

  • Marcelo Pires de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Aialla Micaella Andrade Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luaciana Gomes da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Reynaldo Carilo Carvalho Netto Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Apesar de ser conhecido como o Estado do Carnaval, a Bahia também celebra a Festa de São João, mas neste período ao contrário do carnaval, a festa acontece em muitas cidades do interior do Estado. Com o recorte da região do extremo sul da Bahia, na região de Ilhéus e Itabuna, este artigo pretende analisar como a televisão regional(local) noticiou as festividades com especial atenção a eventos patrocinados pelas próprias emissoras, realizando tanto a festa, como oferecendo os brindes e a cobertura jornalística com a intenção de divulgar sua ação social, bem como dar visibilidade às empresas patrocinadoras da ação. Durante o período de festejos Juninos em junho de 2011 foram realizados os programetes “São João nos Bairros” (TV Santa Cruz/Rede Bahia) e a cobertura das ações da TV Cabrália (Record News Nordeste) que depois de gravados foram assistidos e analisados segundo as categorias da Análise de Discurso de linha francesa. Após a análise foi possível constatar que cada uma das emissoras, a seu modo, noticiou a sua própria festa em detrimento das manifestações espontâneas que pudessem ter ocorrido na região, desta maneira a festa de São João tornou-se muito mais um evento midiático do que a cobertura das celebrações juninas de origem popular.

Biografia do Autor

Marcelo Pires de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Multimeios pela UNICAMP, Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Grupo de Pesquisa: Estudos de Folkcomunicação – UESC.

Aialla Micaella Andrade Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz. Grupo de Pesquisa: Estudos de Folkcomunicação – UESC

Luaciana Gomes da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz. Grupo de Pesquisa: Estudos de Folkcomunicação – UESC.

Reynaldo Carilo Carvalho Netto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz, bolsista FAPESB/IC. Grupo de Pesquisa: Estudos de Folkcomunicação – UESC.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. P.; SANTOS, A. M. A.; DA SILVA, L. G.; CARVALHO NETTO, R. C. A cobertura telejornalística do São João do sul da Bahia. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 114–127, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18896. Acesso em: 26 abr. 2024.