A simbologia da devoção: o retrato da fé demonstrado pelos ex-votos e a relação com a Igreja midiatizada

Autores

  • Ana Maria Melech Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

O presente trabalho busca relacionar a fé simbolicamente retratada através da construção e produção de ex-votos, tomando como objeto de estudo as expressões ex-votivas da Gruta do Monge, na cidade de Guarapuava-PR, e a devoção mediatizada utilizada pela igreja Católica no site da Rede Evangelizar. Para dar sentido à pesquisa foi necessário buscar as questões mitológicas que envolvem a devoção e a adoração e, a partir destes conceitos entender como, simbolicamente, o homem retratou pelas imagens suas maiores angústias, alegrias e desejos. No ambiente religioso a devoção é demonstrada pela linguagem, quando cria discursos ideológicos que confirmam a onipresença e o poder das divindades, essa forma de comportamento antecede até o surgimento da própria igreja Católica, a questão é: como hoje estas expressões ancestrais foram transpostas para o ambiente digital/virtual.

Biografia do Autor

Ana Maria Melech, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora Universitária, departamento de Comunicação, jornalista e doutoranda na linha de pesquisa processos midiáticos na Universidade Tuiuti do Paraná

Downloads

Publicado

2016-01-07

Como Citar

MELECH, A. M. A simbologia da devoção: o retrato da fé demonstrado pelos ex-votos e a relação com a Igreja midiatizada. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 83–97, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18979. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS