Análise dos ex-votos das Américas a partir do discurso e da sua representação para os estudos da memória social e da folkcomunicação

Autores

  • José Cláudio Alves de Oliveira Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente trabalho reserva-se à apresentação do ex-voto, objeto colocado, através do ato da desobriga, em santuários católicos, em específico, nas salas de milagres. Aqui, um recorte das produções dos Projetos Ex-votos do Brasil e Ex-votos das Américas, que incursionaram em museus e salas de milagres brasileiros e de países da América Central e América do Norte, espaços consagrados ao patrimônio cultual, que trazem, dentre suas riquezas, a natureza testemunhal da fé, e que apresentam histórias de vidas, retratadas em suportes pictóricos, fotográficos, bilhetes, esculturas, objetos orgânicos e objetos industrializados, representativos para os estudos da folkcomunicação, semiologia e memória social.

Biografia do Autor

José Cláudio Alves de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Professor do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Comunicação pela UFBA, com Pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

OLIVEIRA, J. C. A. de. Análise dos ex-votos das Américas a partir do discurso e da sua representação para os estudos da memória social e da folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 8–23, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19039. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS