Folkcomunicação e cultura popular: as apropriações culturais e históricas na narração esportiva da Rádio Gaúcha

Autores

  • Beatriz Dornelles Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Ritter Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O rádio é uma das mídias que mais explora a emoção em seus discursos. E, dentro do mundo radiofônico, conforme já exploraram autores como Schinner (2004) e Barbeiro (2001), o jornalismo esportivo potencializa a capacidade de mobilização dentro das comunidades regionais. O presente artigo analisa como a Rádio Gaúcha, através das narrações esportivas de Pedro Ernesto Denardin, apropria-se de elementos relacionados à cultura popular e à folkcomunicação. Explorando ao máximo a linguagem do radio, as tradições gaúchas, a exaltação da história do Rio Grande do Sul e, de certa maneira, apelando para o bairrismo, o narrador conta o que está acontecendo em campo, tornando-se o que Beltrão (2001) chamou de líder da opinião: um tradutor que encontra as palavras certas para transmitir argumentos que sensibilizam e também influenciam a conduta social dos ouvintes-torcedores.

Biografia do Autor

Beatriz Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Dra. em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora em Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS.

Eduardo Ritter, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Jornalista, Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS com período sanduíche de um ano na New York University (Estados Unidos). Atuou no radiojornalismo esportivo do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

DORNELLES, B.; RITTER, E. Folkcomunicação e cultura popular: as apropriações culturais e históricas na narração esportiva da Rádio Gaúcha. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 34–49, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18946. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS