Representações folclóricas mato-grossenses na obra de João Sebastião da Costa

Autores

  • Larissa Menendez Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silvia Mara Davies Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Podemos perceber claramente na história e na crítica da arte, a existência de hierarquizações de delimitam a distância entre arte e artesanato. Estas formas de categorizações definem os artistas originários das classes sociais populares, muitas vezes autodidatas, como primitivos ou naïf, ocorrendo assim, os dispositivos de colonialidade. Sobre esta perspectiva, apresentamos neste artigo o artista João Sebastião Francisco da Costa. Suas produções possuem fortes elementos culturais, mitos, lendas, histórias contadas pelos pescadores da comunidade ribeirinha, que aparecem em formas de telas, esculturas em cerâmica, desenho sobre papel e estamparias em tecidos. Essas imagens iconográficas criadas pelo artista, representam a cultura de Mato Grosso, sendo referenciais inspiradores para muitos outros artistas que apontam no cenário das artes no estado.

Biografia do Autor

Larissa Menendez, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Antropologia, pesquisadora associada e professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso.

Silvia Mara Davies, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e docente do Instituto Federal de Mato Grosso

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

MENENDEZ, L.; DAVIES, S. M. Representações folclóricas mato-grossenses na obra de João Sebastião da Costa. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 63–75, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18965. Acesso em: 26 abr. 2024.