Moléstias e milagres em Goiás (1900-1930): os ex-votos como denunciadores nosológicos

Autores

  • José Eduardo Reinato Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Wdson C. Freire de Melo Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i32.0001

Resumo

A presente pesquisa parte da análise de alguns ex-votos bibliográficos ofertados ao Divino Pai Eterno de Trindade nas três primeiras décadas do século XX. São cartas escritas por devotos de diferentes regiões do Estado de Goiás. A ideia principal aqui é enxergar essas expressões votivas como uma fonte capaz de revelar aspectos da realidade social das devoções. Do ponto de vista folkcomunicacional, pretende-se relacionar devoção, doenças e milagres, pensando o ex-voto enquanto veículo da linguagem e dos sentimentos da cultura popular. Na ausência de recursos, a população recorria à medicina popular, às tradições, aos santos e divindades, formando assim, a partir dessa junção, um imaginário mágico-religioso principalmente nas comunidades rurais, regiões pobres ou nas recolhidas paragens de Goiás.

Biografia do Autor

José Eduardo Reinato, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em História Social – USP. Professor do Programa de Mestrado da PUC-Go. Diretor do Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC).

Wdson C. Freire de Melo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUC-Go. Graduado em História pela PUC-Go. Integrante do GREC – Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus. Bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

REINATO, J. E.; MELO, W. C. F. de. Moléstias e milagres em Goiás (1900-1930): os ex-votos como denunciadores nosológicos. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 12–26, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i32.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19007. Acesso em: 26 abr. 2024.