Do ritual à folkcomunicação: a interculturalidade no pagamento de promessas

Autores

  • José Cláudio Alves de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Genivalda Cândido da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.14.i32.0002

Resumo

Este artigo é um recorte do segundo capítulo da dissertação de mestrado, que teve por objetivo, a partir das pesquisas empírica e bibliográfica, realizar um estudo comparativo entre os espaços expositivos que tem como objeto primaz de seus acervos, os ex-votos, ícones de rituais de fé, de cultura e da folkcomunicação, que transcendem o tempo, tendo sempre presente a interculturalidade em seu contexto narrativo e expressivo. Neste caminho, o texto visa apresentar as abordagens interculturais que circundam a folkcomunicação, os ritos e os ex-votos.

Biografia do Autor

José Cláudio Alves de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias, pela UMinho, Portugal. Professor da UFBA.

Genivalda Cândido da Silva, Universidade Federal da Bahia

Museóloga. Mestra em Museologia pela UFBA. Integrante do GREC/NPE. Atua nas áreas de patrimônio, comunicação, folkcomunicação, memória coletiva/social, história da arte, conservação, exposição documentação, religiosidade.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

OLIVEIRA, J. C. A. de; SILVA, G. C. da. Do ritual à folkcomunicação: a interculturalidade no pagamento de promessas. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 27–38, 2016. DOI: 10.5212/RIF.v.14.i32.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19008. Acesso em: 27 abr. 2024.