A História Oral como Metodologia de Pesquisa em Folkcomunicação

Autores

  • Gleilson Medins de Menezes Universidade Federal do Amazonas
  • Rafael de Figueiredo Lopes UFAM
  • Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues Ufam

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0011

Resumo

RESUMO Discute-se o método da História Oral como uma possibilidade investigativa para pesquisas científicas em Folkcomunicação. O objetivo é apresentar sua relevância enquanto metodologia e reforçar que é uma perspectiva interdisciplinar. Desse modo, faz-se uma aproximação entre a Folkcomunicação com a História Oral, discutindo alguns aspectos teóricos e sobre suas possibilidades metodológicas, bem como reflexões sobre memória, oralidade e construção de identidade. PALAVRAS-CHAVE Folkcomunicação; História Oral; Memória Social; Metodologia de Pesquisa; Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Gleilson Medins de Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/UFAM). Correio eletrônico: audiovisualufam2@gmail.com.

Rafael de Figueiredo Lopes, UFAM

Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (2016), especialização em Jornalismo Digital (2011) e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (2007). Correio eletrônico: rafaflopes@bol.com.br.

Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues, Ufam

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, mestrado e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

DE MENEZES, G. M.; LOPES, R. de F.; RODRIGUES, A. S. B. A História Oral como Metodologia de Pesquisa em Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 183–198, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19127. Acesso em: 27 abr. 2024.