Cultura popular no webjornalismo do Amapá: as representações da Festa de São Tiago

Autores

  • Cíntia Xavier Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Larissa Cantuária Lucena Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i37.0013

Resumo

A partir da discussão teórica relacionada aos conceitos de Folkcomunicação, o presente artigo pretende descrever como os atores envolvidos com a Festa de São Tiago, no Amapá, são representados no webjornalismo local. A tradição de celebrar o festejo foi trazida da África para a vila de Mazagão Velho, no século XVIII, mantendo-se no espaço temporal pelas narrativas orais. Para fazer a observação, o trabalho utilizou o percurso metodológico baseado na categorização das fontes de notícias – especialista, referência, testemunhal, institucional, notável, empresarial, oficial e popular – nos sites G1 Amapá e SelesNafes.com, durante julho de 2017. Contudo, embora os rituais e a história da festa sejam marcados pela intensa presença da cultura popular, houve a predominância de fontes oficiais no levantamento de 20 publicações verificadas. Folkcomunicação; Festa de São Tiago; Webjornalismo.

Biografia do Autor

Cíntia Xavier, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos). Pesquisa assuntos relacionados a teorias do jornalismo, agendamento temático, documentário e ética. É professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UEPG). E-mail: cintia_xavierpg@yahoo.com.br

Larissa Cantuária Lucena, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá. Mestranda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com bolsa Capes. E-mail: larissacantuaria8@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

XAVIER, C.; LUCENA, L. C. Cultura popular no webjornalismo do Amapá: as representações da Festa de São Tiago. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 273–290, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i37.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19152. Acesso em: 26 abr. 2024.