Teoria e prática da pedagogia do jornalismo de Luiz Beltrão

Autores

  • Eduardo Amaral Gurgel Universidade Paulista - UNIP - Campus JK - São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i37.0005

Resumo

O artigo descreve e analisa a trajetória de Luiz Beltrão como um dos pioneiros do ensino do jornalismo no Brasil, pesquisando sua metodologia didático-pedagógica. O objetivo é revelar e caracterizar a constituição da pedagogia da comunicação de Luiz Beltrão voltada para o ensino do jornalismo por meio de sua obra e suas ações. Apresenta em sua bibliografia midiológica livros que são verdadeiros manuais para o ensino do jornalismo. Para a realização deste estudo utilizou-se como aportes metodológicos a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, além de reconstruções históricas no intuito de coligir dados e qualificar informações. O resultado da pesquisa revela que Luiz Beltrão forjou uma sólida pedagogia voltada para o ensino do jornalismo. Conclui que sua ação pedagógica foi de fundamental importância para a sistematização do ensino do jornalismo contribuindo assim para a produção do saber comunicacional no Brasil. Comunicação; Jornalismo; Ensino; Pedagogia; Luiz Beltrão.

Biografia do Autor

Eduardo Amaral Gurgel, Universidade Paulista - UNIP - Campus JK - São José do Rio Preto

Jornalista graduado pela UNIFAI – Centro Universitário de Adamantina. Pós-graduado em Comunicação Empresarial pela Unitoledo Araçatuba. Doutor e Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, sob orientação do Professor Doutor José Marques de Melo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa PensaCom/Brasil da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Paulista – UNIP – Campus JK em São José do Rio Preto-SP.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

GURGEL, E. A. Teoria e prática da pedagogia do jornalismo de Luiz Beltrão. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 139–160, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i37.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19144. Acesso em: 26 abr. 2024.