Beltrão, Lambadão, interatividade e decolonialidade: Diálogos possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i37.0011

Resumo

O presente artigo surgiu de inquietações suscitadas no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, que tem, dentre os seus eixos norteadores, as teorias decoloniais e folkcomunicacionais. O objeto de análise é o vídeo “Concurso de Lambadão” (2015), produzido pelo sujeito-autor K-Bça Pensante, a partir da releitura da sequência de dança de Pulp Fiction: tempo de violência (TARANTINO, 1994). A interatividade presente no filme é o ingrediente utilizado por K-Bça para a composição do novo texto audiovisual. Ao narrar todas as atividades que compõe a night da baixada cuiabana, o sujeito-autor interage com a cena original de Pulp Fiction, na qual também ocorre um concurso de dança, contribuindo para o fortalecimento da cultura cuiabana que, numa caracterização beltraniana, é reafirmada ao combater a implantação de uma identidade planetária, num movimento decolonial. Interatividade; Lambadão; Folkcomunicação; Decolonialidade; Cultura.

Biografia do Autor

Aline Wendpap Nunes de Siqueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pós-Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea PPGECCO-UFMT. E-mail: alinewendpap@gmail.com.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

NUNES DE SIQUEIRA, A. W. Beltrão, Lambadão, interatividade e decolonialidade: Diálogos possíveis. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 238–255, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i37.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19150. Acesso em: 27 abr. 2024.