CAIPIRAS E COUNTRIES DA CAPITAL FEDERAL: Um estudo sobre a Exposição Agropecuária de Brasília como processo comunicacional

Autores

  • Ana Pimenta

Resumo

O presente trabalho oferece uma análise da Exposição Agropecuária de Brasília enquanto processo formador e difusor de códigos e signos culturais. O objetivo do texto é apresentar, com base na observação dessa festa popular da Capital do País, elementos de uma cultura “emergente”, híbrida, que surge da união de valores tradicionais do campo e de novas idéias de desenvolvimento e progresso. A tradição brasileira – representada pelos universos do caipira e do sertanejo – e a modernidade cosmopolita – traduzida nos elementos do country americano – se mesclam para, juntas, formarem uma nova cultura, ao mesmo tempo rural e urbana, presente nas feiras agropecuárias que acontecem por todo o país, com grande força em Brasília. Desta forma, a partir deste encontro podemos caracterizar nosso rico objeto: as festas agropecuárias, especificamente a Expoabra, como ambiente para as representações simbólicas desta “moderna” cultura do campo.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

PIMENTA, A. CAIPIRAS E COUNTRIES DA CAPITAL FEDERAL: Um estudo sobre a Exposição Agropecuária de Brasília como processo comunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18566. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS