Análise da efetividade dos indicadores financeiros na explicação das oscilações nas 11 crises do mercado acionário do Brasil no período 2000/2008.

Autores

  • Edison Luiz Leismann UNIOESTE
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia UFPE
  • Charles Ulises de Montreuil Carmona UFPE

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo verificar qual a efetividade de sete indicadores financeiros fundamentais para a explicação do retorno das ações. Os indicadores selecionados foram: payout, dividend yield (DY), rentabilidade, beta, negociabilidade, endividamento e liquidez corrente, em períodos de dois anos antes do mês em que ocorreu queda superior a 10% no índice IBOVESPA, da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, Brasil. No período entre 2000 e 2008 o IBOVESPA sofreu 11 grandes crises em que o índice, medido em sua variação mensal, caiu mais de 10%. Para tanto, trabalhou-se com dados da ECONOMÁTICA do período 1998/2008, selecionando os indicadores das empresas pertencentes ao IBOVESPA correspondente ao momento antecedente a cada crise. A partir de uma análise multivariada, utilizando-se do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), por meio do método stepwise, verificou-se a influência de cada indicador e o conjunto de indicadores na explicação da variação das ações componentes do índice, sem ponderação. Os resultados mostram que os indicadores financeiros tradicionais têm baixo poder explicativo em eventos de crise e não explicam as grandes quedas.

Downloads

Publicado

16-06-2010

Como Citar

LEISMANN, E. L.; LAGIOIA, U. C. T.; CARMONA, C. U. de M. Análise da efetividade dos indicadores financeiros na explicação das oscilações nas 11 crises do mercado acionário do Brasil no período 2000/2008. Revista ADMPG, [S. l.], v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13924. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)