Análise da efetividade dos indicadores financeiros na explicação das oscilações nas 11 crises do mercado acionário do Brasil no período 2000/2008.
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo verificar qual a efetividade de sete indicadores financeiros fundamentais para a explicação do retorno das ações. Os indicadores selecionados foram: payout, dividend yield (DY), rentabilidade, beta, negociabilidade, endividamento e liquidez corrente, em períodos de dois anos antes do mês em que ocorreu queda superior a 10% no índice IBOVESPA, da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, Brasil. No período entre 2000 e 2008 o IBOVESPA sofreu 11 grandes crises em que o índice, medido em sua variação mensal, caiu mais de 10%. Para tanto, trabalhou-se com dados da ECONOMÁTICA do período 1998/2008, selecionando os indicadores das empresas pertencentes ao IBOVESPA correspondente ao momento antecedente a cada crise. A partir de uma análise multivariada, utilizando-se do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), por meio do método stepwise, verificou-se a influência de cada indicador e o conjunto de indicadores na explicação da variação das ações componentes do índice, sem ponderação. Os resultados mostram que os indicadores financeiros tradicionais têm baixo poder explicativo em eventos de crise e não explicam as grandes quedas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.