Estado da Arte da Pesquisa em Evidenciações Ambientais
Resumo
A preocupação com o meio ambiente faz parte de movimento recente, surge no período compreendido entre o início da industrialização, no século XVIII até o começo do século XX. Dentro desse contexto, observou-se o crescente número de estudos dedicados a explorar os relatórios de caráter ambiental das entidade. Para tanto, delineou-se como problema de pesquisa verificar: qual é o estado da arte da pesquisa em evidenciação ambiental nos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD)? Como objetivo geral, buscou-se estabelecer o estado da arte da pesquisa sobre o tema evidenciações ambientais em anais dos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). Os objetivos específicos compreendem: (i) identificar artigos que versam sobre as evidenciações ambientais apresentados nos EnANPAD a partir de 2000; e (ii) descrever a produção sobre evidenciação ambiental nesse evento. O estudo está delimitado, quanto ao período, compreendendo as publicações de 2000 a 2009 e quanto ao espaço, restringe-se aos anais do EnANPAD. Ao que se refere aos objetivos, esse estudo possui caráter descritivo, e quanto ao meio de investigação bibliográfico. O estudo censitário, apesar de restrito a um único meio de divulgação científica na área contábil concluiu que o atual estado da arte do tema evidenciações ambientais encontra-se em estágio primitivo, necessitando maior número de pesquisas que proponham e/ou testem modelos de evidenciação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.