Percepções sobre o Registro da Marca

Autores

  • Charllinne Sgoda UNINTER
  • Viviane da Costa Freitag UNISINOS

Resumo

O valor de mercado das empresas geralmente é maior que o valor contábil, e com isto posto, se apresenta como lacuna de pesquisa a necessidade de estudar os ativos intangíveis. O presente trabalho trata das percepções sobre o registro da marca como ativo intangível para as empresas, relacionando-o com a doutrina jurídica e os conceitos contábeis. A questão de pesquisa propôs verificar as percepções dos agentes (contador, agente da propriedade industrial, empresário e especialista em avaliação de marca) sobre o registro da marca. A escolha dos agentes se deu por conta de seu relacionamento com as marcas e apresenta diferentes visões sobre o tema. O estudo é descritivo e explicativo, e utiliza pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento para coleta de dados foi um questionário adaptado de Pacheco (2005), que foi testado por agentes que não participaram do estudo e submetido à apreciação do comitê de ética de uma Instituição de Ensino Superior (IES). A Aplicação ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2013. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados permitem afirmar que a marca é considerada como um dos principais ativos intangíveis de uma empresa, de difícil mensuração e evidenciação, permanecendo o desafio apontado por Pacheco (2005).

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Publicado

14-12-2015

Como Citar

SGODA, C.; FREITAG, V. da C. Percepções sobre o Registro da Marca. Revista ADMPG, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14076. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

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