Percepções sobre o Registro da Marca
Abstract
O valor de mercado das empresas geralmente é maior que o valor contábil, e com isto posto, se apresenta como lacuna de pesquisa a necessidade de estudar os ativos intangíveis. O presente trabalho trata das percepções sobre o registro da marca como ativo intangível para as empresas, relacionando-o com a doutrina jurídica e os conceitos contábeis. A questão de pesquisa propôs verificar as percepções dos agentes (contador, agente da propriedade industrial, empresário e especialista em avaliação de marca) sobre o registro da marca. A escolha dos agentes se deu por conta de seu relacionamento com as marcas e apresenta diferentes visões sobre o tema. O estudo é descritivo e explicativo, e utiliza pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento para coleta de dados foi um questionário adaptado de Pacheco (2005), que foi testado por agentes que não participaram do estudo e submetido à apreciação do comitê de ética de uma Instituição de Ensino Superior (IES). A Aplicação ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2013. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados permitem afirmar que a marca é considerada como um dos principais ativos intangíveis de uma empresa, de difícil mensuração e evidenciação, permanecendo o desafio apontado por Pacheco (2005).Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.