Qualidade nos gastos públicos: um enfoque no Programa Agir, do Ministério Público-RS
Resumo
No Brasil, a Administração Pública necessita de sérias modificações para que alcance a qualidade nos gastos públicos, pois, atualmente, constata-se um grande desperdício na aplicação dos recursos públicos, o que causa um impacto negativo nas finanças públicas nacionais. Neste cenário, o presente estudo tem por objetivo analisar a implantação do Programa Atitudes que Geram Integração e Resultados (AGIR) no âmbito do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, e a partir de pressupostos, comparar a economia dos recursos, analisando os ganhos individuais e coletivos relacionados à economicidade dos recursos do referido Ministério. O programa baseia-se na prática da Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), que auxilia no processo de alocação de recursos na fase de elaboração do orçamento; além disso, conta com o trabalho em conjunto dos responsáveis por promotorias e sedes administrativas com especialistas de rubricas. Com isso, promove a responsabilidade compartilhada, a racionalização dos gastos e incentiva a sustentabilidade no ambiente interno da Institutição. Entendendo-se o custo como uma das dimensões da qualidade total de um serviço, ressalta-se que houve uma considerável redução de despesas, sendo que até setembro de 2013 foram economizados 4.3 milhões. Para o encaminhamento metodológico da pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa e caracterizou-se como um estudo de caso com a utilização de pesquisas bibliográficas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.